quarta-feira, 6 de julho de 2011

A postagem dessa semana é para pilhar os Treinadores da Body Systems e todos os loucos por treinamento PESADO! Crossfit. Se liga no treino que o Glen passou pra gente no último treinamento que fizemos com ele aqui em São Paulo. Totalmente PUNK!

Veja o Cross fit que o Glen passou para os Treinadores que vieram treinar o MTA aqui em São Paulo!

Circuito formado por 4 diferentes exercícios:
1- Arremesso agachando até embaixo e enconstando os cotovelos nos joelhos.
2- Burpees saltando pra cima do step.
3- Flexões de braço
4- Abdominais com pés juntos e joelhos abduzidos, quase encostando no chão (como um sapo de barriga pra cima). Eleva a parte superior do tronco e encosta as duas mãos nos calcanhares.


Na 1ª rodada, fazer: 10 repetições do exercício 1 / 10 reps do exercício 2 / 10 reps do exercício 3 / 10 reps do exercício 4. Voltar pro início e fazer 9 reps do 1, do 2, do 3, do 4, depois 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1.
Quando terminar todas as 10 rodadas, fazer  50 Burpees no chão, sem step.
Veja no vídeo a demonstração dos Burpees no chão:



O que é CROSSFIT?


Imagem: CrossFit Spotsy
Imagem: CrossFit Spotsy

Nós treinamos para sermos os melhores possível nos mais variados tipos de proezas físicas ao invés de irmos ao extremo em apenas uma ou duas aptidões físicas como força ou resistência. 
Crossfit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em muitas academias de polícia, grupos de operações táticas (como SWAT), unidades de operações especiais do exército americano (como os US Marines), por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo, assim como por mães, avós, crianças e até mesmo pessoas com necessidades especiais.


O crossfit proporciona um tipo de condicionamento físico que por definição é amplo, geral e inclusivo; ou seja, nossa especialidade é não sermos especializados.
Foto tirada na CrossFit Vancouver
Foto tirada na CrossFit Vancouver


O resultado final desse treinamento é justamente estarmos acima da média quando o assunto é condicionamento físico e consequentemente acima da média em saúde e qualidade de vida


Existe uma revolução crescente no mundo feita por pessoas que estão preocupadas realmente com seu nível real de condicionamento físico e não com sua aparência de “estar em forma”. Pessoas que já perceberam que a melhor maneira de parecer em forma é realmente estar com um bom nível de condicionamento físico.

No Crossfit usamos três conceitos diferentes. Cada um é baseado em uma área diferente de conhecimento em atividade física.
Running Drill 1
O primeiro conceito é baseado nas 10 capacidades ou aptidões físicas. São elas: resistência cardio-respiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
Quanto mais competente em cada uma delas, mais condicionado você está.
O segundo conceito é essencialmente a execução de qualquer atividade física de uma maneira randômica, ou seja, poder fazer bem qualquer tipo de tarefa que a vida nos propõe. Esse modelo sugere que o seu condicionamento físico pode ser medido pela sua capacidade de desempenhar bem uma tarefa em relação a como fazia antes ou até mesmo comparado a outras pessoas. Otreinamento se baseia em exercícios funcionais feitos em relativa alta intensidade e constantemente variados


O terceiro conceito engloba as três vias metabólicas que nos provém energia para qualquer tipo de ação física.

A primeira usa o fosfogênio de nossos músculos como fonte de energia e é responsável pelas atividades de maior potência, e dura aproximadamente 10 segundos; a segunda utiliza o glicogênio circulante como energia e rege as atividades de potência moderada, com duração de poucos minutos; já a terceira via é a oxidativa  também conhecida como aeróbia, responsável por mobilizar energia principalmente da gordura estocada em nosso corpo e nos permite executar atividades de baixa potência porém de média e longa duração.


Um condicionamento físico total deve então promover e desenvolver um treinamento que seja executado em cada um dos três sistemas de energia, buscando o melhor efeito possível do equilíbrio entre eles.

Créditos e mais informações: http://www.crossfitbrasil.com.br/

2 comentários:

  1. oi cris, adorei o crossfit e o post tá muito bacana! Será que eu aguento uma aula??

    ResponderExcluir
  2. É muito louco! Mas tem variações de intensidade de acorod com o condicionamento de cada um. Vc aguenta, sim!!

    ResponderExcluir